Muitas vezes não há escolha, dependendo da localidade em que se vive não há possibilidade de optar entre o gás encanado ou o de botijão.
Mas, esta realidade esta mudando, tornando o uso do gás em domicílios mais sensato e prático. É imprescíndivel que você conheça as diferenças entre esses dois tipos de abastecimento e opte sempre pela segurança de sua família.
TODO GÁS É IGUAL?
Cada maneira de fornecimento – encanado ou botijão – esta relacionado a um tipo de gás específico, sendo mais apropriado para as características de cada produto.
O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos, localizado no subsolo da terra oriundo da decomposição de matéria orgânica disseminada entre as áreas rochosas.
Embora também seja um gás de origem fóssil, como o gás de botijão (GLP), o gás natural emite menos poluentes, o que representa benefícios como: redução do efeito estufa; redução de chuva ácida e melhor qualidade do ar.
Tanto o gás natural quanto o gás de botijão (GLP) não possuem cheiro, o odor característico é adicionado ao combustível após sua extração para que seja facilmente percebido caso ocorra algum vazamento.
QUAL DEVO ESCOLHER?
Muitas são as vantagens do gás encanado em comparação com o uso do botijão. Talvez a diferença mais importante seja referente a segurança: o gás encanado dispensa a necessidade de estoque o que é comum ser observado em casas que utilizam botijão.
Normalmente, as famílias dispõem de um botijão conectado ao fogão e outro cheio, de reserva, para a troca assim que o que estiver no uso chegar ao fim.